quarta-feira, 5 de maio de 2010

TN - translucência nucal

O que é a translucência nucal?

A translucência nucal é uma medida feita na nuca do feto. Deve ser realizada entre a 10 e a 14 semanas de gestação.
A translucência nucal vem demonstrando ser o melhor marcador de doenças dos cromossomos, principalmente a Síndrome de Down.


Como funciona este exame?

Se a medida estiver até 2,5 milímetros, significa que esta tudo bem com o feto. Medidas acima deste valor, em 90% dos casos, podem indicar um feto com problemas, geralmente devido a uma alteração cromossômica, podendo ser uma Sindrome de Down, Síndrome de Edwards, entre outras.

O que deve ser feito se houver alteração no exame?

Caso a translucência nucal indique uma medida superior a 2,5 mm, é necessário fazer o cariótipo fetal, para isto, retira-se o líquido amniótico através de uma punção, fazendo uma cultura de células do feto, pois neste líquido encontra-se grande quantidade de células fetais. Através deste exame é possível indicar se o feto é normal ou não, do ponto de vista cromossômico.

Quais são os riscos deste exame?


Por não ser um exame invasivo, a translucência nucal não apresenta riscos para a gestante e nem para o feto.

FONTE:www.abcdobebe.com

7 comentários:

Marcos disse...

De onde voce tirou essa estupidez que 90% dos casos em que a translucencia nucal dá acima de 2,5 mm "podem indicar um feto com problemas" ?? Voce é idiota? Na eu europa a medida normal é 3,0 mm ....e ainda tem mães que a TN dá acima de 5 mm e nascem normais!! Esse blog ridiculo deveria ser retirado ....pra não assustar as maes!!!

Simone disse...

Marcos, simplesmente postei um artigo do site abc do bebe e coloquei ele como a fonte citada, EU particularmente não disse isso, agora além de ser ignorante de não ter visto isso é mal educado em dizer que sou idiota. E concordo com você, conheço várias mães que a TN deu 3,0 e o bebe não teve nenhum tipo de problema. E não é assutando as mães, quando a TN dá 3,0 qualquer mãe fica preocupada e todos os médicos pedem uma punção para ter certeza qual o problema o bebe apresenta.

marcia disse...

meu sobrinho tem uma translucencia de 7,2, isto significa que no caso dele as chances de ser uma criança normal e mínima????

Simone Barreto disse...

Oi Marcia, na verdade o correto é ver isso com o médico da sua irmã,as chances não são minimas, mas o médico deve pedir algum exame apropriado para ver. Meu médico me explicou que quando a TN da aumentada nem sempre é algo sério por isso as vezes eles pedem a punção que pode ou não detectar algum tipo de problema, que nem sempre é sindrome de down, as vezes pode ser algo simples mas que aumentou a TN. Fica preocupada não.

Unknown disse...

Pessoal...estou passando por isso. Acima de 2,5 existe CHANCE do bebe ter algum problema. Por isso, quando a taxa TN for superior a 2,5 é bem provável que seu gineco vá lhe pedir para fazer uma biopsia - retirada do líquido aminiótico - para detectar se o bebe tem ou nao problemas. Essa coleta deve ser feito entre a 14 e 16 semanas da gravidez. Eu fiquei sabendo hoje da alteracao e terei que esperar um mes para fazer essa coleta. Tem que ter fé. Mas há muitos casos de pessoas que tem a TN alterada e o bebe nasce perfeitamente normal. No meu caso a TN deu 5,3 e o médico disse que a chance do meu bebe ter problema é de 50%...

Patricia disse...

Márcia, estou passando pelo mesmo problema.. TN de 7,5. Vcs fizeram a biopsia? Qual foi o resultado?

Anônimo disse...

quanta irresponsabilidade uma leiga publicar uma coisa dessas...