segunda-feira, 10 de maio de 2010

Agora, só na cadeirinha


Seu filho pode chorar, berrar e resmungar, mas não tem jeito: a partir do dia 9 de junho, todas as crianças de até 7 anos e meio terão de sentar nas cadeirinhas a elas destinadas quando estiverem andando de carro.

O motorista que descumprir a resolução ficará sujeito a multa por infração gravíssima, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Isso significa o pagamento de 191,54 reais, a perda de
7 pontos na carteira de habilitação e a retenção do automóvel até a instalação do equipamento. Crianças de até 1 ano devem ser transportadas no bebê-conforto. Entre 1 e 4 anos, o lugar correto para acomodá-las é em cadeirinhas com encosto e cinto próprios. Os assentos de elevação, que utilizam o cinto de segurança do carro e evitam que ele fique na altura do pescoço da criança, podem ser usados para as de 4 a 7 anos e meio. Acima dessa idade ou a partir de 1,45 metro de altura, o uso do cinto de segurança continua obrigatório, é claro. A regra das cadeirinhas e assentos de elevação não vale para veículos de transporte coletivo, como ônibus escolares e táxis. "O uso correto das cadeiras evita em 70% os acidentes fatais", afirma Alfredo Peres da Silva, diretor do Departamento Nacional de Trânsito. Para os pais que já preveem o chororô dos maiorzinhos, que hoje circulam apenas com o cinto de segurança no banco de trás, eis o que diz a psicóloga Magdalena Ramos, de São Paulo. "É uma ótima oportunidade para a criança começar a entender o que significa obedecer a leis e saber que elas se aplicam a todos, inclusive à sua família". Há no mercado noventa modelos de dezenove marcas de cadeirinhas com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro. Saiba qual o modelo que melhor se adequa à sua necessidade.




Cadeirinhas de segurança

Indicação: crianças de 1 a 4 anos

Peso e altura médios: nessa faixa de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, elas pesam entre 9 e 16 quilos e medem entre 0,75 e 1,04 metro

Instalação: no banco traseiro, de preferência no centro e de frente para o painel. A criança usa o cinto da cadeirinha, que, por sua vez, é presa ao cinto do carro


1. O melhor custo-benefício

Os modelos descritos não estão entre os mais caros e podem ser usados por crianças de 1 a 7 anos e meio que pesem entre 9 e 36 quilos. Com encosto removível, a cadeirinha se transforma em assento

Booster Canguru, da Lenox

Indicação: de 9 a 36 quilos

Características: apoio de cabeça com proteção lateral, três ajustes de altura e posicionador do cinto de segurança. O tecido e o encosto são removíveis, para facilitar a limpeza

Preço: 350 reais


Racing Kid, da Infanti


Indicação: de 9 a 36 quilos

Características: tem duas posições de reclinação, três alturas para o cinto de segurança, protetor de ombros, apoios de cabeça e de braços e tecido acolchoado e removível para limpeza

Preço: 400 reais

2. A mais completa

Key 1 X-Plus, da Chicco


Indicação: de 9 a 18 quilos

Características: reúne os principais itens de conforto: tecido acolchoado, apoio para a cabeça com seis ajustes e banco reclinável em cinco posições, o que evita que a cabeça da criança caia para a frente enquanto ela dorme. O revestimento é removível e lavável

Preço: 1 099 reais


3. Para quem precisa de duas cadeirinhas

Star, da Infanti





Indicação: de 9 a 36 quilos

Características: por ser 6 centímetros mais
estreita do que a média, ocupa menos espaço
no banco do automóvel. Pode ser usada como
cadeira até os 4 anos e depois, retirando-se
o encosto, como assento de elevação

Preço: 490 reais


Assento de elevação

Indicação: crianças de 4 a 7 anos e meio

Peso e altura médios: nessa faixa de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, elas pesam entre 16 e 24 quilos e medem entre 1,04 e 1,25 metro

Instalação: no banco traseiro, de preferência nas laterais – atrás do banco do motorista ou do passageiro


1. O melhor para carros pequenos

Assento de elevação sem encosto


Indicação: de 15 a 36 quilos

Características: ocupa menos espaço e pesa, em média, menos de 1 quilo. A partir dos 5 anos, a própria criança consegue – sob a supervisão de um adulto – afivelar o cinto. Não deve ser usado em veículos sem apoio de cabeça no banco traseiro. "Em uma freada repentina, há o risco de a criança ser ferida por movimentos bruscos na parte superior do tronco e na cabeça", diz Renata Waksman, da Sociedade Brasileira de Pediatria

Preço: de 90 a 100 reais

2. O melhor para carros grandes ou sem apoio de cabeça

Assento de elevação com encosto


Indicação: de 9 a 25 quilos

Características: é mais confortável do que os assentos sem encosto. Os modelos vêm com apoios de
braços, encaixe para a cabeça e posições de reclinação.

Preço: de 350 a 700 reais


Fonte: VEJA

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