terça-feira, 11 de maio de 2010

50 perguntas e respostas sobre os cuidados com o bebê


O que faço para aliviar as cólicas do bebê? Como faço para amamentá-lo quando a licença-maternidade chegar ao fim? Tudo bem se ele usar um andador? Selecionamos as dúvidas mais recorrentes das nossas internautas sobre o primeiro ano de vida do pequeno e fomos atrás das respostas
Por Giuliano Agmont
1. Qual a maneira correta de limpar o umbigo do recém-nascido?
Umedeça um cotonete (ou algodão) com álcool a 70% (adquirido em farmácia) e passe na superfície do curativo pelo menos três vezes ao dia. Tenha o cuidado de limpar todo o entorno do umbigo para evitar infecções. Continue fazendo a limpeza até três dias após a queda do curativo.
próxima pergunta »
1. Qual a maneira correta de limpar o umbigo do recém-nascido?
2. Como sei que ele está com cólica ou fome? Tem diferença no tipo de choro?
3. O que posso fazer para aliviar as cólicas?
4. É verdade que a minha alimentação pode influenciar nas cólicas do bebê?
5. O que faço para ter mais leite?
6. Meu bebê quer mamar o tempo todo. Isso é normal?
7. Toda vez que dou de mamar, preciso fazer o bebê arrotar?
8. Qual a posição correta de colocar o recém-nascido para dormir: de lado, de bruços?
9. Qual o melhor momento para furar a orelha da minha filha?
10. Como faço para desentupir o nariz do bebê?
11. Vou voltar a trabalhar, mas meu bebê só aceita mamar no peito. O que faço?
12. Com quantos meses o bebê deve deixar o quarto dos pais e ir para o seu próprio quarto?
13. Como sei que meu bebê tem refluxo?
14. Meu filho dorme bem durante o dia e passa a noite acordado e chorando. Como faço para mudar esse hábito?
15. Com quantos meses posso colocar meu bebê na piscina?
16. Eu e meu marido nos separamos. Isso pode prejudicar de alguma forma nosso bebê?
17. Quando posso levar o recém-nascido para passear na rua?
18. Bebês prematuros têm desenvolvimento diferente? Preciso cuidar dele de modo especial?
19. Como faço para o bebê parar de soluçar?
20. Meu filho tem 6 meses e só dorme no colo. O que devo fazer para ele dormir sozinho?
21. Minha filha tem mais de 6 meses, mas não aceita comida de jeito nenhum – nem papinha salgada nem papinha doce. O que faço? Tenho medo que ela perca peso.
22. O que faço para o meu bebê se acalmar e dormir? Tem noites que nada funciona. Será que ele está superestimulado?
23. Com quantos meses meu bebê pode assistir televisão?
24. Quando posso colocar meu bebê no andador?
25. Minha filha às vezes fica até uma semana sem fazer cocô. Isso é normal? Como faço para evitar esse ressecamento nela?
26. É normal o bebê ter febre e ficar irritado quando os dentes estão nascendo? Dá para minimizar esses incômodos?
27. Meu bebê tem quase 1 ano e ainda é careca. Isso é normal? Quando o cabelo dele vai crescer?
28. Meu filho está com 11 meses e vive caindo, batendo a cabeça na tentativa de ficar em pé. Cair tanto é perigoso?
29. Minha filha tem apenas 12 meses, mas já faz bastante birra: bate, grita e morde os outros quando contrariada. Como faço para mostrar a ela o que é certo e o que é errado?
30. O que posso oferecer de sobremesa para o meu bebê de 9 meses? Posso dar gelatina, por exemplo?
31. Moro numa cidade muito quente, tudo bem colocar ar-condicionado no quarto do bebê?
32. Minha filha fica com a pele toda empelotada nos dias quentes. Pode ser alergia ao calor? O que faço para aliviar a coceira?
33. Como sei que meu filho é alérgico à lactose? Quais são os sintomas?
34. É verdade que os bebês percebem quando os pais estão estressados ou tristes?
35. Qual a temperatura ideal do banho do bebê?
36. Minha filha está fazendo meu peito de chupeta. Como faço para acabar com esse hábito?
37. Meu filho tem 6 meses e dou cerca de cinco banhos por dia nele porque moro em uma cidade muito quente. Isso é um problema?
38. Meu bebê tem 7 meses e é muito cabeludo. Posso cortar o cabelo dele?
39. É normal o bebê suar quando mama?
40. A chupeta prejudica a amamentação?
41. Bebês podem fazer natação?
42. Como trato assaduras?
43. Devo ferver as mamadeiras diariamente, mesmo para bebês com mais de 6 meses?
44. Preciso higienizar a banheira antes do banho?
45. Meu filho só quer ficar no colo, o dia todo. Se o coloco no chão, chora. O que faço?
46. Bebês podem se relacionar com animais domésticos, como cachorros e gatos?
47. Meu filho tem 8 meses e não nasceu nenhum dentinho. Isso é normal?
48. Meu filho já tem 12 meses e ainda não anda. Devo me preocupar? Como posso incentivá-lo a dar os primeiros passos?
49. Os bebês podem viajar de avião?
50. Quando o bebê começa a enxergar com nitidez e a reconhecer as pessoas?
Fontes: Eduardo Sérgio Valério Borges da Fonseca, obstetra e ginecologista, presidente da Comissão de Medicina Fetal da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; Graciete Oliveira Vieira, médica gastroenterologista pediátrica, professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, coordenadora do Centro de Referência Estadual de Bancos de Leite Humano do Hospital Geral Clériston Andrade e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria; e José Luiz Dias Gherpelli, neuropediatra, professor livre docente em Neurologia Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Nenhum comentário: