sábado, 22 de outubro de 2011

Minha filha de 1 ano e meio anda me tirando do sério e, como não quero bater, ponho de castigo no quarto. Isso pode fazer algum mal para ela?

Escrito para o BabyCenter Brasil

A equipe do BabyCenter responde:


Segundo a psicóloga especializada em crianças Penelope Leach, se seu consegue cumprir um castigo formal, como ficar sentando quietinho e pelo tempo que você mandar, isso não vai traumatizá-lo, mas também não vai ensiná-lo a se comportar melhor.

Além disso, fazer com que um bebê de 1 ano ou mesmo uma criança de 2 anos fique em um canto, de castigo, normalmente mantê-lo no lugar à força, ou preso no berço ou de porta fechada.

É preciso lembrar que, embora elas muitas vezes sejam difíceis de lidar, crianças pequenas nem sempre se comportam mal de propósito. Quando fazem algo errado (morder outra criança, virar o prato de comida ou sair correndo pela calçada), normalmente é porque algo lhes causou medo, frustração, raiva ou alegria.

Crianças pequenas têm sentimentos tão fortes quanto adultos, e essas emoções podem até ser intensas demais. Nessa idade, a criança não consegue controlar tudo que sente. Por isso, ajudá-la a lidar com isso -- distraindo, explicando ou guiando-a -- é parte importante da função do pai e da mãe.

O melhor jeito de ajudar, muitas vezes, é tirar o pequeno de uma situação que causa ou pode causar problemas. Se ele está sendo uma encrenca no almoço de domingo, tire-o da mesa; se ele está chutando e empurrando as crianças no parquinho, leve-o para casa; se ele não dá a mão, segure-a à força ou o carregue, no colo ou no carrinho.

Essas táticas não são como um castigo formal. Em vez de ser isolada em um canto, sozinha com suas emoções selvagens, a criança fica junto de você e se inspira em sua calma para se controlar também.

Nenhum comentário: