sexta-feira, 26 de março de 2010

Gestantes x vacinação contra gripe suína

Gestantes que optarem por tomar a vacina na rede privada devem tomar cuidado. Veja porquê


Thais Lazzeri


Shutterstock

As grávidas que decidirem tomar a vacina contra a gripe suína (H1N1) na rede privada, que deve conter na mesma dose a proteção contra a gripe comum, devem ficar atentas. A vacina não pode ter adjuvante, uma substância que potencializa a resposta contra o vírus, que é contraindicada para gestantes.

Essa é uma informação técnica, que vem na embalagem do produto. Os profissionais da rede pública estão recebendo essa orientação “porque são as pessoas que aplicam as vacinas e precisam saber qual deve ser aplicada em cada caso”, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde. O mesmo vale para os profissionais da rede privada. Mas essa informação é importante também para a gestante, afinal, ela pode escolher se quer tomar a vacina na rede pública ou privada. As vacinas do Instituto Butantan não têm adjuvante, as da GlaxoSmithKline, têm, e a da Novartis fornece vacina com e sem.

Como a vacina ainda não chegou na rede privada, o que deve ocorrer no início de abril, o melhor é que todas as gestantes tomem a vacina no posto de saúde.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


POR PRECAUÇÃO PEÇAM PARA LER O ROTULO DA VACINA E VEJA SE NÃO TEM ADJUVANTES.

Nenhum comentário: